Boa leitura

FM LIRART

quarta-feira, 6 de abril de 2011









A meu amigo Nhanduy

Tem gente que nasce pra se superar e mostrar que mesmo com as maiores dificuldades existente na sua vida vence e essa é a história de Nhanduy ao qual deixo minha homenagem.
Não tenho dúvidas sobre sua verdadeira história de vida e superação no qual tive a honra de conhecer-la de perto e ate fazer parte dela ao meu grande amigo e exemplo de vida, superação, lutas, vitorias sobre a doença e o preconceito ainda tão comum nos dias de hoje, deixo meus sinceros PARABÉNS E GRANDE APREÇO PELA MARAVILHOSA PESSOA QUE VOCÊ É.
Hilton Lira.

Essa é a história contada pelo o próprio Nhanduy: - Eu sou Francisco Nhanduy Roberto de Morais, sou mais conhecido por “Nhanduy“,tenho esse nome porque antes do meu nascimento,Ray Lima “Artista de rua" pediu para minha mãe que se fosse menino botasse  Nhanduy, nome do Cacique da tribo Nhandui que significa ema pequena e corredeira;Eu nasce no dia 31 de outubro de 1989;Nua terça-feira as 18 horas da tarde no hospital Maria Cristina Maia na pequena Cidade de Janduís,no Estado do Rio Grande do Norte; Brasil eu fui batizado na igreja de Santa Teresinha da minha cidade, sou filho de Solange Maria Vieira de Morais(Professora) e Damião Joaquim Roberto(Pedreiro),somos dois irmãos eu e Reyson Roberto de Morais. Estudei na Creche Tia Alice, no Leonel Cícero da Pré-Escola até a quarta série, minha primeira professora no Leonel foi Suêrda e Meire a última foi Erivania.
Aos Cinco anos de idade minha mãe e minha avó notaram que eu caía de mais com isso começará uma grande batalha de todos nós sem  mesmo saber de que se tratará ate então, numa busca incansável andamos por várias Cidades em busca dos melhores médicos ate os médicos descobriram minha doença aos dez anos de idade que era Distrofia Muscular Progressiva,que afeta os músculos que afetar tanto que aos doze anos de idade eu parei de andar e virei Cadeirante e para ameniza o único jeito era fazer Fisioterapia mais eu sabia que não iria mais voltar a andar;Só Deus era quem sabia, no começo foi muito difícil por conta do preconceito e da rejeição das pessoas sem amor ao próximo eu nem queria sair de casa por conta que chamavam eu de aleijado. Um exemplo que aconteceu comigo na festa de Santa Teresinha: Eu ia andando com meu irmão na praça e um senhor disse o que este aleijado esta fazendo aqui? Eu voltei lá pra onde mãe estava triste, isso me doía muito e eu voltava pra casa chorando mais Deus estava vendo tudo que eu estava passando.
Mas hoje eu posso dizer que dei a volta por cima graças a minha família muita fé em Deus e meus amigos de verdade que nunca desistiram de mim e nem me abandonaram.
Em 2005 eu fiz a primeira comunhão, em 2008 eu fiz a oitava série no Aluizio Gurgel e fiz parte do caixa escolar, hoje eu estudo o 2º ano do ensino médio no Daniel Gurgel, já treinei um time de Futebol,participei de grupo de jovem,grupo cultural,de eventos da cidade,e agora em 2009 eu acabei de fazer o curso do SEBRAE o desperta,sou torcedor fanático do Flamengo e Brasil,amo esportes,sou fã de Alexandre Pato,Kaká,Ronaldinho Gaucho, Júlio César,Adriano,Ronaldo,Robinho,Diego,Marta,Romário,Zico,Falcão,Bruno,Fábio Luciano,Leonardo Moura,Juan,Renato Augusto,Renato,Marcinho,Galvão Bueno, Ayrton Senna,Rubinho Barrichello,Felipe Massa,Zezé De Camargo e Luciano,Caio Mesquita,Joelma,Rick e Rene, Fábio JR, Latino,Ivete Sangalo.Curto MPB, Calypson, Sertanejo, Romantismo, Pop Rock.
Em 2007 aconteceu uma tragédia muito triste para minha família da parte de Pai e de Mãe em seis meses perdi meu Avô paterno e minha Avó materna, mais Deus deu forças para toda minha família superar, mas fora isso e minha doença e quando meu Pai volta a beber isso aperreia toda minha família mais isso eu contorno e dou a volta por cima e digo de coração: - Estou muito Feliz apesar de tudo isso que aconteceu comigo, eu não me arrependo de nada que eu fiz,quando eu nasci,Deus disse esse é o cara vai passar por tudo isso e vai vencer.


Nhanduy.

Um comentário:

  1. Parabéns a Hilton pela bela homenagem prestada a Nhanduy e a este, parabéns pela coragem, sabrdoria e superação.

    ResponderExcluir